SEJA BEM VINDO!

DEIXE SEU COMENTÁRIO NO CAMPO LOCALIZADO NO RODAPÉ DOS POEMAS POSTADOS.

Seguidores

Recomendação de livros dos escritores do Vale do Paraiba

  • ALFAZEMA, Zenilda Lua
  • AQUI ESTÃO OS TIGRES, PABLO GONZALES
  • CAÇADOR DE QUIMERA, Zenilda Lua
  • MENINA DOS MEUS OLHOS, Rogerio Rodrigues
  • MENSAGENS POÉTICAS DE SORTILÉGIO, Andrea Vertéra
  • SINOS DE OUTONO, Tonho França

PROJETO ESPAÇO LITERÁRIO

PROJETO ESPAÇO LITERÁRIO
Revelando novos escritores

O RIO DA VIDA

       Um sultão que vivia só, um dia dominado pelo marasmo e inconformado por ser abastado e ver a tristeza sempre ao seu lado, começou a reparar que seus súditos que executavam trabalhos penosos e ganhavam baixo salário cantarolavam como se a vida fosse algo mágico, resolveu tomar uma decisão radical. Chamou um deles e lhe propôs trocar de lugar por um dia. Preparou sua bagagem e seguiu viagem para o vilarejo onde aquele homem humilde residia. Lá chegando encontrou um velho que era considerado o sábio do vilarejo.
       Olhou nos olhos daquele senhor de cabelos brancos e pés no chão e desejou bom dia ao velho que foi logo indagando:

___Você está com algum problema? - Mesmo que não me responda verbalmente, seus olhos já me disseram...

       Aquele velho de olhos ternos e calcanhar rachado transmitiu segurança ao olhar nos olhos do sultão e afirmar que os olhos não mentiam. Pediu para o sultão o acompanhar até o final de uma rua do vilarejo que se detinha com um rio e após sentarem-se na margem proferiu suas palavras:

___Jovem se está com algum problema tente seguir essa linha de raciocínio. Você está andando a pensar em seus problemas. Subitamente você se depara com um rio a sua frente. Neste rio estão todos os seus problemas. Por um deslize seu ou por consequências de seu cotidiano, você vem a cair neste rio. Imediatamente você começa a afundar e por não saber nadar vai afundando lentamente.

       Enquanto o sultão olhava o reflexo do sol na água do rio à sua frente atenciosamente ouvia o velho que falava pausadamente, como se a pressa fosse algo que tivesse ficado num passado remoto:

___Quanto mais você se debate tentando se salvar, mais você se afunda, pois o modo que você esta fazendo as coisas é errado e os problemas estão te afundando. Aí é quando você sente seus pés afundarem na lama no fundo do rio, que você começa a pensar que se não for por você tudo estará perdido. Então você sente seus pés tocarem no chão e seus joelhos se flexionarem como se exigissem uma última prece. Usando a força dos joelhos flexionados e os pés que agora tocam o chão você impulsiona o corpo de modo que seus pés se soltam da lama e com mais duas braçadas e um pouco de confiança em si, você consegue emergir. Agora já na superfície você começa a pensar___ Meu Deus olhe onde eu fui parar!
        
       O sultão apenas meneou a cabeça e o velho sábio começou falar euforicamente por sentir que seu mais novo discípulo absorvia suas palavras:

____Neste momento você está com a cabeça fora dos problemas, mas seu corpo ainda se encontra neles e pode não aguentar muito tempo. Num pensamento sábio e desesperado, você se põe a lutar contra eles e de braçada em braçada você consegue alcançar a margem, onde tudo começou. Ao sair, agora com o espírito revigorado, com o fôlego se recuperando e o mais importante, com os pés no chão, você começa a pensar. “Como fui tolo em não lutar antes, pois achava que a batalha estava perdida, mas, agora vejo que ela esta apenas começando. Porém, agora aprendi a nadar contra este rio que é a vida”.

       O Sultão ficou absorto por um instante. Depois olhando a pobreza daquilo que julgava ser um lugarejo ermo pode enxergar a riqueza que habitava no âmago de seus súditos. Descobriu que o poder não lhe trazia felicidade e sim o amor a si mesmo que o resgataria. Nem quis mais dormir naquele lugar naquele dia. Voltou determinado para seu castelo e enquanto voltava pode observar uma paisagem linda com montanhas, vales, rios com quedas belíssimas e em tudo que olhava via a vida atuar. Sorriu ao pensar que os rios com problemas ou não, poderiam ser lindos e lembrou daquele sábio velho que o convidou para voltar.
       Ao chegar sorrindo chamou todos seus súditos e lhes presenteou com um dia de folga e aumento de salário. Pediu para que a partir do dia seguinte administrassem suas terras com menos rigor e que chamassem suas famílias para um banquete a fim de celebrar sua despedida. Seus súditos pensavam tratar-se de uma viagem para a Europa à negócios. Portanto se surpreenderam quando o sultão disse estar de mudança para o vilarejo e pediu-lhes para que o deixassem segui-los. Preparou uma pequena bagagem e após esse dia a população daquele vilarejo passou a ter mais um integrante que se multiplicou junto com o vilarejo que veio a tornar-se uma das cidades mais lindas daquela redondeza.

Para conhecer um pouco mais do meu trabalho acesse: http//wwwfarolsj.com.br